As Crônicas de Olam - Volume 1

As Crônicas de Olam - Volume 1

Luz e Sombras

L. L. Wurlitzer
417 Avaliações - Ler avaliações
R$ 84,20

Em estoque

Em busca de vingança, o líder da mais poderosa classe de guerreiros de Olam invade uma cidade proibida atrás da cortina de trevas e enfrenta uma terrível criatura. Sua atitude dá início a uma contagem regressiva para a guerra entre o império dos...

Veja mais sobre o livro


Adicionar à Lista de desejos


Clientes que compraram este produto também compraram...

Em busca de vingança, o líder da mais poderosa classe de guerreiros de Olam invade uma cidade proibida, atrás da cortina de trevas, e enfrenta uma terrível criatura. Sua atitude quebra um antigo tratado de paz e dá início a uma contagem regressiva para a guerra entre o império dos shedins e o reino de Olam. Após dois mil anos de relativa paz e segurança, uma guerra de proporções e consequências imprevisíveis estava para estourar.

Luz e Sombras se enfrentariam mais uma vez...

O Futuro do reino pode estar na distante e atrasada cidade de Havilá, onde 
Enosh, um misterioso lapidador de pedras shoham, vive com o seu aprendiz, o jovem Ben, apelidado de o guardião de livros.

TítuloAs Crônicas de Olam - Volume 1
AutorL. L. Wurlitzer
Título originalLuz e Sombras
Código3248
EditoraTOLK Publicações
Páginas544
Formato16.00 x 23.00 cm
Peso746.00 g.
AcabamentoBrochura
ISBN9788581322025
CategoriasFicção, Literatura Fantástica
Edição2ª Edição
Vitor Lux

23-12-2020

Uma grande aventura

Este livro me recordou um antigo sentimento de começar a ler um livro e não conseguir parar... me senti como no tempo da adolescência que tinha todo tempo do mundo para ler. A aventura é sensacional, muito bem escrita, com suspenses, romances, grandes doses de batalhas e aventura do início ao fim! Um excelente livro, um dos melhores que já li do gênero.

    Roberth Araújo

    17-12-2020

    Literatura fantástica de altíssimo nível!

    Rothfuss tinha sido o último a me causar tamanha alegria e arrebatamento na literatura fantástica desde Tolkien e Lewis... Wurlitzer entra fácil como nobre companheiro destes gigantes!
    Referências a universos e personagens que já haviam me encantado tanto ganharam tons únicos, conquistando um espaço distinto nesta que já demonstra ser uma das melhores histórias que vou ler.
    Soma-se a isto a incrível habilidade de fazer brilhar a riqueza da cultura hebraica e a sólida base teológica que o autor demonstra possuir.
    Diálogos brilhantes, personagens bem construídos, batalhas épicas, enredo digno de estar entre os grandes...
    Feliz de já estar com o livro 02 ainda em 2020 e poder seguir a imersão neste universo.

      Paulo Victor Ribeiro de Souza

      15-12-2020

      Uma leitura empolgante

      Por trazer a tona uma cultura hebraica e um tema, que mesmo na fantasia medieval não é muito utilizado, achei o livro inovador no tema e o fato de ser brasileiro me deixou ainda mais feliz, vendo que os escritores brasileiros estão evoluindo muito além da escrita estrangeira.
      A trama é bem elaborada e os personagens são retratados como humanos comuns: sem aquele papo de coragem e força sobre-humana, todos têm medos e anseios como qualquer pessoa normal. Achei que algumas cenas deveriam ser mais detalhadas, como as cenas de ação, porém a complexidade do enredo e do mundo criado supre em parte essa necessidade.

        Bryan Soares

        25-10-2020

        Comentário/Resenha

        Que livro, leiam e estarão em um conto muito bommmmm, na mesma onda de JRR TOKEN

          Pedro Olavo

          16-08-2020

          Ótimo livro nacional

          Sou apaixonado por literatura fantástica, vim bem animado para ler esse volume por ser brasileiro e baseado numa mitologia que não conhecia, nesse caso a mitologia hebraica.
          Não gostei muito do começo do livro, talvez por não estar acostumado com esse ambiente que difere bastante do mais comum de fantasia. Do meio pro final me pegou bastante, acostumei com o estilo de escrita e narrativa, apesar de estranhar a forma de algumas frases.
          O final é ótimo, me parece ter sido uma escolha bem corajosa do autor escrever um final como esse, parece que tinha absoluta certeza do sucesso do livro e que publicaria as continuações. Apesar dos elogios, em certa parte do livro fiquei me peguei pensando que o livro é um Senhor dos Anéis com uma roupagem de mitologia hebraica, sobretudo após certas revelações do último capítulo.

            Davi Dias

            13-08-2020

            Senhor dos Anéis escrito por um teólogo

            Gente, que livro sensacional... L. L Wurlitzer, escreve incrivelmente bem. Descrevendo muito bem os ambiente, sem ser cansativo... Ambientado em um universo muito extenso, cheio de referencias ao Hebraico, como criaturas e itens... a moral da história é construída durante todo o livro, fazendo com que tudo se junte no final, formando um desfecho puramente teológico e profundo... Ainda bem que é uma trilogia.. yyeaaahhhh

              Pedro Leite

              13-08-2020

              Comentário/Resenha

              Um dos meus novos livros favoritos, devorei o primeiro volume de Olam em apenas uma semana. Uma excelente fantasia, honrando o legado de Nárnia como fantasia cristã

                Felipe Gomes

                26-05-2020

                Comentário/Resenha

                Se você já leu a saga das crônicas de Nárnia, ou até mesmo a trilogia do Senhor dos anéis e gostou das duas sagas, em as crônicas de olam não será diferente. Com tramas altamente bem construídas, com personagens muito bem criados, e com enredo fantásticos, e pra finalizar com um universo apenas criado com a mitologia hebraica, as Crônicas de Olam, é para mim uma das melhores fantasias já criada, e ainda mais por um autor brasileiro. O final do livro deixa o gente com mais expectativa do próximo volume. E o que escritor faz no final, é de tirar o fôlego. Convido a você entrar nessa fantasia incrível.

                  William Grizorte

                  15-05-2020

                  Comentário/Resenha

                  Tem uma temática voltada para a mitologia hebraica o que surpreende logo de cara por fugir do convencional, gostei muito do desenvolvimento da história, apesar de algumas páginas serem claramente para encherem inutilmente a trama.
                  Ponto negativo fica a conta do romance não solidificado pelo menos nesse primeiro livro rsrs

                    Nidia Lysney Belchior

                    01-05-2020

                    Comentário/Resenha

                    Literatura fantástica de autor brasileiro, o primeiro volume de As Crônicas de Olam (são 3), nos traz uma história que usa a cultura hebraica como base, que prende e nos deixa ansiosos para o que vem a seguir. Bons personagens, bom enredo, vale à pena a leitura.

                      Marco souza

                      18-04-2020

                      Comentário/Resenha

                      É incrivel. Uma mistura de Got com Lotr, mas sendo totalmente original. Muito bom, recomendo.

                        Jamerson Alves Muniz

                        11-04-2020

                        Comentário/Resenha

                        Excelente! Uma leitura que fez eu repensar todos os meus conceitos de avaliação de leituras. Incrível! Já vou logo para as sequências e recomendo que tu faça o mesmo kkkk.

                          Illayanna Tátila

                          27-02-2020

                          Comentário/Resenha

                          O livro começou um pouco complicado de ler, ao menos pra mim, com muitos termos em hebraico, me levavam quase a todo momento pro glossário no fim do livro, mas com o passar da leitura fui me adaptando, muitos temos se repetem então, com o tempo eu passei a deduzir o que as palavras queria dizer e deu certo.
                          Sobre a estoria em si, eu me surpreendi com o enredo, os 3 personagens principais me cativaram, o laço de amizade entre os 3 é em bonito de ser 'ler'. Um bem cabeça dura, os outros 2 deixando claro que não o abandonariam (é quase um Harry, Ron e Hermione pra quem curte).
                          No desenvolver, a trama é cheia de mistérios que vão se encaixando com o passar dos capítulos, chega o momento em que vc não consegue mais esperar pra ver o que acontece depois.
                          Não dei 5 estrelas pois muitas duvidas ficaram pro proximo volume e eu não tenho o próximo volume kkk mas super indico.
                          Pra quem é cristão, vai se deliciar com as referências. E pra quem não é, a estória não perde o sentido nem o encanto se as referências não forem entendidas.

                            DEYVID SIMBRAS DE OLIVEIRA

                            01-10-2019

                            Comentário/Resenha

                            Uma mistura de senhor dos anéis com Castlevania. . A narrativa te do início ao fim.
                            Estou indo para o segundo volume.

                              Jonatas Liberato

                              19-08-2019

                              Comentário/Resenha

                              Eu não esperava aquelas coisas deste livro, achei que fosse mais uma fantasia de magia e guerra, porém, fiquei comovido e ainda estou depois que encerrei a última página deste livro! Vou precisar de alguns dias para processar o impacto que este livro fez em mim. O que posso dizer é que vai além de uma estória, ele ensina, ele te faz pensar sobre a sua vida e sobre o universo em volta, sobre Deus de uma forma que supera um culto de uma igreja. Eu marquei o capítulo ?Os Irins de Ganeden? para ler e reler as passagens do personagem Geve. Eu estou ansioso para continuar os próximos livros, mas ainda não estou em condições. O que me deixa mais feliz é que o autor é brasileiro. Tentarei entrar em contato com ele para agradecer por esta riqueza em formato de papel que ele nos deixou. Para mim, isso não foi apenas um livro qualquer. Torço muito para que seja relançado com capa dura e que a arte seja a mesmo (pq eu amei essa edição). Aos que estão lendo esta minha breve opinião (que não trás muita informação sobre a estória e o enredo, mas somente emoções... das poucas que estou tentando descrever) fica a dica, leiam!!!! Vale cada minuto! E comprem a versão física para quem tem condições, o autor brasileiro merece este apoio pelo seu trabalho e dedicação por cada palavra escrita nesta série.

                                Resenhas Cristãs

                                05-04-2019

                                El sempre cumpre seus propósitos!

                                Que livroooooooooooo!
                                Tudo bem. Quem me acompanha regularmente sabe o quanto eu sou fã de ficção e fantasia cristãs. Porém esse livro realmente se superou em todas os elementos necessários para compor uma obra épica digna de ficar na memória para sempre!
                                Já havia feito uma resenha desse livro há 2 anos quando li essa obra pela primeira vez, mas senti que após a inauguração do meu blog uma nova resenha mais detalhada se fazia necessária. Sem mais delongas, vamos à resenha.
                                Kenan é um guerreiro Giborim atormentado por sede de vingança. O passado imposto à sua família lhe corrói desde o dia que ela a vira pela última. Instigado pelo ódio contra o demônio que o impôs tamanho sofrimento, o guerreiro decide quebrar o tratado firmado em Olamir, sua terra natal, e Hoshek, a terra dos demônios. A quebra do tratado já é exposta no primeiro capítulo do livro com cenas épicas dignas de um filme de cinema de tirar o fôlego! Kenan rouba uma poderosa espada, chamada Herevel, do templo de Olamir e ruma com destino à Hoshek com o objetivo de enviar uma criatura horripilante para o Abadom, também chamado de Inferno.
                                Após completar seu intento, Kenan retorna à Olamir parcialmente satisfeito com seu plano. A guerra estava firmada. Era tudo de que os Shedins precisavam para dar início à maior guerra de todos os tempos contra Olamir.
                                É então que começamos a descobrir mais sobre esse mundo mágico de Olam. Conhecemos quatro jovens incríveis chamados Ben, Adin, Leanah e Tzizah. Todos eles possuem papéis importantes a serem desempenhados nessa aventura.
                                Quebrado o tratado, Ben e seus amigos, junto com Kenan, precisam completar o que eles chamam de Derek-Or, ou seja, o Caminho da Iluminação. Se conseguirem encontrar os 4 pontos do Derek-Or, talvez consigam reativar o Olho de Olam que começou a se apagar no momento em que Kenan quebrou o tratado no começo do livro, enfraquecendo o Olho, a única proteção eficaz de Olamir contra uma possível guerra contra os Shedins.
                                Tudo bem, deve estar razoavelmente difícil de entender toda a trama. Não me culpe. Tentei resumir 541 páginas de aventura em 4 parágrafos. Quem conseguiria fazer melhor?
                                Mas os Shedins sabem que não possuem capacidade plena para atacar Olamir. Por isso eles precisam da ajuda dos Gigantes, os famosos Anaquins, de um pequeno favor manipulado contra o grande Dragão-Rei, o eterno Leviathan, e de um traidor dentro do reino de Olamir. Essa é a única maneira de conseguir ter chances de vencer essa guerra.
                                O livro é repleto de batalhas, guerras e momentos épicos. Você deita no sofá para ler um capítulo e facilmente se perde no tempo. Duas horas de leitura se passam e você está lá, imerso naquela mundo mágico rodeado de Tannimins, Leviathans, Shedins, Kedoshins, Pedras Shoham e Espadas encantadas.
                                Recomendo a obra? Sem dúvida alguma! Posso dizer que em breve se tornará um clássico da literatura brasileira. Espero que nosso povo seja estimulado a ler mais ficção e fantasia através desse livro, porquanto tenho percebido o valor que a ficção tem gerado na minha vida e na minha compreensão dos misteriosos desígnios de 'El'. Esse termo só entende quem leu a obra. :)

                                  Gabriel Matos

                                  07-04-2018

                                  Um universo realmente interessante..

                                  Esse livro é complicado. Ele possui um começo bem interessante, um desenvolvimento sem graça e maçante em várias partes mas um final incrível. Acreito que o mais problema desse primeiro livro seja os personagens que carecem de desenvolvimento e muitas vezes são simplesmente chatos ( Adin um dos personagens mais inúteis que já vi).
                                  O maior acerto é sem dúvidas a mitologia que difere das mais comuns e se inspira em culturas que não são trabalhadas em outras obras de fantasia. Vou continuar essa trilogia logo em seguida pois esse final realmente me forçou a isso, só espero que depois desse primeiro livro de introdução ele explore o potencial que ele tem e que tenha mais das ótimas partes do primeiro livro.

                                    George Pontes da Cunha

                                    19-03-2017

                                    Ação, aventura e reflexão.

                                    Literatura fantástica de altíssima qualidade, evolução dos personagens gradual e coerente, além de reviravoltas, muitas reviravoltas. Tudo isso e muito mais você encontrará na leitura de 'As crônicas de Olam: Luz e Sombras'.
                                    O autor construiu uma ótima estória utilizando o folclore hebreu. A narração muitas vezes utiliza uma fraseologia toda especial. À medida que a gente lê, se torna quase impossível não sentir vontade de colocar umas palavrinhas hebraicas no vocabulário, além de sentir vontade de ter uma pedrinha shoham.
                                    O caminho da iluminação foi um presente à parte, cada ponto trazendo surpresas e mudanças nos diferentes personagens. Com perdas e ganhos ao longo de todo o caminho.
                                    O final do livro é um recomeço que deixa tudo com um gosto de 'Quero mais'.

                                      Cassio Guide

                                      30-01-2017

                                      Empolgante

                                      Apesar de eu não ter lido outros livros de ficção fantastica para fazer um comparativo, posso dizer que a leitura foi empolgante. Muito bom!

                                        Afrânio Brito

                                        20-08-2016

                                        Comentário/Resenha

                                        Gostos e preferencias.....quem tem!?!?...tem!
                                        Sem necessidade de descrição sobre o livro, dado a tantos comentários completos e diversos aqui postados, me atenho ao emocional em lê-lo.
                                        Mas não só pelo apresso por tipo de literatura e também pela qualidade, profundidade e inovação contida em Olam, mas a leitura se desenrola de formas a nos revelar o muito de Ben e sua saga, mas sem deixar de lado a empolgação pela aventura que se desenrola....o livro é ótimo.........eu li os dois primeiros volumes em 2014 e os reli em 15 dias em agosto de 2016. Ansioso pelo ultimo volume Cronicas de Morte e Ressurreição.

                                          Bruna Diana

                                          18-12-2015

                                          Comentário/Resenha

                                          Desde que conheci o livro eu me interessei muito (amo fantasia) e quando pude ler, fiquei com um sorriso enorme! Me encantei do início até um pouco antes do final. (Oi?) Sim, devo dizer que o final quebrou minhas expectativas. (Como assim?) Eu imaginei que poderia acontecer tudo, menos o que de fato aconteceu. Por isso, eu não só me encantei com o final como o amei. Ah! Além de quebrar minhas expectativas me fez querer ler o segundo (que até hoje estou na caça dele).
                                          Uma das coisas que mais me encantou é que em todo capítulo há sempre quatro versos que dizem sobre este. Achei isso além de muito legal, muito inovador. Outra coisa que me fez amar muito o livro é que a história não tem aquele começo monótono, que dá vontade de largar o livro e que a história começa de fato após 300 páginas. NÃO! Esse livro não é assim. Se procura por um livro super bem escrito que vai te prender do começo ao fim e ainda vai te surpreender muito, o livro é este!
                                          Sobre o Ben: ele é tão humano quanto nós. (Oi?) Sim, Ben é um personagem tão humano quanto nós. Com as incertezas, dúvidas, medos, tristezas, amores, entre tantas outras coisas que nós sentimos. Acho, particulamente, isso incrível. É ter um protagonista que sente coisas que sentimos.
                                          São muitas coisas que me fazem amar o livro: O proprio mundo, Olam, Olamir, as pessoas, os mistérios daquele mundo, Kedoshim ( o livro tem um glossário no final, sem pânico). Mas uma coisa quero destacar são as pedras Shoham. Quando li Olam fiquei querendo muuuuito ter uma shoham, muito mesmo. Confesso que até hoje eu quero uma...
                                          Bom, espero de alguma forma ter contribuído (acho que não ajudei em nada).
                                          Último apelo: LEIA! Você vai se surpreender!
                                          P. S. Loucamente ansiosa para ler os outros

                                            Erlan Tostes

                                            09-12-2015

                                            Comentário/Resenha

                                            Mas que mão tem o rev. Leandro Lima!
                                            Não deve nada a Cornwell, Tolkien ou Lewis na construção de seus personagens e na ambientação da história.
                                            O terceiro ato é muito empolgante e encerra a história com uma ponta excelente. Aguardo o próximo livro da saga.

                                              Carlos Reuel Queiroz Pontes

                                              25-05-2015

                                              Comentário/Resenha

                                              Quem gosta de literatura fantástica estilo Tolkien provavelmente vai curtir o OLAM. Uma jornada do herói cheia de dilemas e questões filosóficas que aprofunda a obra.
                                              A forma com que as coisas acontecem prende o leitor, principalmente nos últimos capítulos, a ação é tão frenética com as reviravoltas bombásticas que você não quer parar de ler.
                                              As pedras shoham se assemelham com nosso conhecimento e tecnologia de hoje. Impressionante como evoluímos em conhecimento e tecnologia, mas não nos fartamos, estamos consumindo o planeta e o mesmo conhecimento que poderia melhorar tudo nos cega e nos distrai dos verdadeiros problemas da vida.

                                                Luiz Miguel de Souza Gianeli

                                                21-09-2014

                                                Comentário/Resenha

                                                Livro fantástico! A história é envolvente, cheia de reviravoltas e muita aventura. Além de tudo é bem filosófico e criativo. Recomendo a todos!
                                                Um resenha completa pode ser vista em meu blog: site: http://diamanteseternos.blogspot.com.br/2014/06/primeiro-livro-da-trilogia-conheci-este.html

                                                  delki8

                                                  19-11-2013

                                                  Comentário/Resenha

                                                  O livro começa legal, mas é da metade pro final que a história fica realmente fantástica com um final surpreendente e um desejo muito profundo de continuar a história e conhecer o restante do mundo criado pelo autor.
                                                  Recomendo, OLAM é fantasia nacional de alta qualidade.site: http://mundoolam.com/

                                                    George Lucas Figueredo da Silva

                                                    30-08-2013

                                                    Comentário/Resenha

                                                    Comentário em poucas palavras:
                                                    - Muita ação.
                                                    - De tirar o fôlego.
                                                    - Fantástico.
                                                    - Filosófico.
                                                    - Romântico.
                                                    - Imprevisível.

                                                      Viviane Costa

                                                      12-01-2013

                                                      Comentário/Resenha

                                                      Bem conhecido também como o guardião de livros, é um jovem orfão que não lembra de nada do seu passado, foi criado por um misterioso homem chamado Enosh, um latash, um conhecedor das tecnicas proibidas das pedras shoham e que inicia bem nestas técnicas de lapidação, mas o destino de Bem já esta traçado a muito e com o desaparecimento de enosh e a destruição da biblioteca onde ele vivia.
                                                      E apartir deste acontecimento sua vida muda e junto com seus amigos Adin e Leannah ele parte em busca de repostas e conhecimento e vai se descobrindo a cada dia.
                                                      Durante a jornada eles evoluem conforme enfretam os obstáculos ,precisam se questionar e se conhecer pra ter exito nas batlhas que enfretam em cada parte do caminho, passam por cada territorio desconhecido e com suas armadilhas com seus medos, desejos, pensam em desistir, mas também desejam ir cada vez mais longe para completar a missão que lhes foi confiada.
                                                      E no meio disto tudo eles descobre a força da amizade, as duvidas no amor, o ciúme...
                                                      Junto com Kenam o chefe dos Guerreiros Giborim que é movido pelo desejo de vingança eles partem de Olam para terras desconhecidas para fazer o Caminho da iluminação e interno e externo.

                                                        Diele Cristina

                                                        08-10-2012

                                                        A busca pelo eu interior!

                                                        Ben um menino orfão, se vê envolvido em uma missão para salvar Olam, apos sair em uma busca para tentar localizar seu mestre Enosh. Junto com ele vai seus amigos Leannah e Adin, que esperam viver grandes aventuras pelos caminhos que irão percorrer. Apos serem atacados por shedins, e serem levados para Midebar Hakadar, eles são resgatados por Kenan, O Guerreiro giborim de Olamir.
                                                        Ben é um personagem inseguro que se apaixona no momento em que vê Tzizah (a filha do Melek). Ao longo do caminho ele se mostra sempre preocupados com seus amigos, e quando Tzizah passa a fazer parte da comitiva de salvamento, ele acaba se esquecendo do motivo que o levou a sair em uma busca.
                                                        Leannah é a melhor amiga de Ben e é apaixonada por ele. Ela acaba sendo a peça chave para resolução de alguns problemas. Porém ela é totalmente sem graça. Uma personagem sem sal, que assim como o Ben é muito insegura e indecisa. Nos momentos em que precisa tomar serias decisões, ela não tem coragem.
                                                        Adin é um personagem apagado. Ele não tem carisma, é pouco citado, é como se fosse apenas um personagem para oculpar espaço.
                                                        O livro gira quase todo em torno do Ben. Chegou um ponto em que as indecisões dele chega a dar nos nervos. Ele ta sempre em cima do muro, e apesar de querer sempre bem seus amigos, ele pensa muito em poder.
                                                        A ideia da estoria do livro é muito legal, porem é bem cansativa a leitura. O momento em que ben esta preso na floresta é o mais arrastado. O ultimo capitulo me surpreendeu bastante, pois não esperava tomar o rumo que tomou.
                                                        3 estrelas pq a estoria apesar de cansativa, conseguiu me deixar curiosa para desvendar os misterios em relação ao caminho da iluminação.

                                                          rosemeire ferreira de alencar

                                                          29-09-2012

                                                          O Genial Olam -cronicas de luz e de sombras

                                                          Quando vamos ler ou adquirir um livro, principalmente quando trata-se de um autor desconhecido, fazemos uma breve leitura da sinopse e contra capa, contudo, o que ira determinar se o levamos ou não para nossa estante, sem duvida, são as duas primeiras paginas, ou seja, o prologo, é nele que iremos sentir e decidir, se nos atrai : o enredo , ritmo e estilo do autor e, se o conteúdo se adequa ao marketing da sinopse.
                                                          No caso de Olam, o prologo arrastado, pesado, é a própria cortina das trevas que não deixa entrever a fantástica aventura que se desdobrara diante de nossos olhos, nos vinte e um capítulos seguintes.
                                                          A jornada do herói, cantada em todas as mitologias, é descrita com maestria por L.L. Wurlitzer, através do jovem Ben ' O guardião de livros'.
                                                          De aprendiz de lapidador, a guerreiro da luz, Ben e seus amigos Leannah e Adin percorrem o caminho da iluminação, na tentativa de salvar a terra de Olam da destruição pelas forças das trevas.

                                                          'Quatro etapas a seguir é o caminho da iluminação.
                                                          Para o poder redescobrir, é preciso guardar o coração.
                                                          Uma só verdade a luzir, por um caminho sublime.
                                                          A tarefa não ira se cumprir, ate que a alma se ilumine.'

                                                          A principio, aparentemente, é o ato de vingança de um guerreiro da luz – Kenan – que ira colocar a terra de Olam em perigo, no entanto forças anteriores já estavam em movimento, como observa-se no prologo, o destino de Ben, há muito tempo, já estava traçado para participar de uma guerra mais antiga do que ele ou Kenan poderiam ter dado causa:

                                                          '...Olhou para o chão do deserto aos pés da grande muralha com um sentimento de ansiedade que não escondia certo remorso. Sabia que logo estaria cheio de carros, cavaleiros , aríetes, torres e todo tipo de soldados sombrios.'

                                                          Espadas e cristais mágicos, a magia do primeiro amor, conhecimentos arcanos são desvendados com enfase na cultura hebraica:

                                                          '...Cheiros se associavam com acontecimentos na memoria, tornando a lembrança de alguma coisa mais intuitiva.'

                                                          Emboscadas, armadilhas, batalhas com reviravoltas sensacionais nos esperam a cada capitulo, em um ritmo de tirar o folego.

                                                          ' Então o piado de Evrá soou terrível sobre a floresta. As imagens do sonho voltaram vivas à mente de Ben. Ele olhou para a curva do caminho e enxergou a emboscada. Cavaleiros-cadáveres. Vários deles. Num instante Ben soube tudo que ia acontecer.'

                                                          Mas, Olam também é poesia, a sensibilidade do autor na descrição dos lugares nos transporta para um território de sonho:

                                                          'O solo mesclado com luz e sombras tinha vida própria, se mexia com a brisa suave que carregava as folhas de bétulas. A luz do sol dançava como um grande mosaico em movimento sobre a terra, e o chão parecia uma tapeçaria do criador onde cada pequena parte tinha importância e beleza.'


                                                          E claro que também há romance :

                                                          'Desde a primeira vez que o encontrara no templo, carregando desajeitadamente os pergaminhos de Enosh, Leannah soube que o amaria por toda a vida.

                                                          As personagens evoluem em todos os sentidos conforme aumentam os obstáculos que enfrentam, quer seja nas batalhas que travam com monstros e demônios, ou nas intempéries do território desconhecido que desbravam, elas se questionam, duvidam, acreditam, desistem, se descobrem, se revelam mutáveis, se emocionam e nos emocionam, são extremamente reais, pois para alcançar o objetivo, também precisam conhecer seu lado sombrio.

                                                          Enfim, o maravilhoso Olam, romance de estreia de L.L. Wurlitzer, é uma daquelas joias raras, que uma vez visto, jamais é esquecido.

                                                          Fiquei absolutamente fascinada por Olam, no inicio não conseguia entender, a estoria me pegou pelos arquétipos – pensei - são muito fortes; mas não era só isso – refleti – havia um algo a mais que eu queria decifrar. Talvez o mapa do inicio e o conteúdo de tradução dos termos em hebraico no glossário tenham me remetido a Tolkien, que foi meu autor de cabeceira na adolescência, mas ainda não era isso, o ritmo de Olam é outro, mergulhei mais fundo e, descobri o motivo do fascínio que me envolveu, meu aporte foi para a infância, Olam me levou de volta aos contos árabes, para as cidades mágicas do oriente, a rota da seda de Marco Polo, Simbad, um mundo de monstros, gigantes, de magia, a 'verdadeira magia', que a muito eu não tocava.

                                                          ' O mundo é um lugar mágico.' Essa é a primeira frase do 1º volume de Olam – Cronicas de Luz e Sombras, que El ilumine seu criador para que a aventura de Ben continue nos próximos tres volumes da serie, e que L.L. Wurlitzer possa criar muitos outros heróis para nos encantar.

                                                          Embarquem também nesta aventura, para a inesquecível Terra de Olam, leitura recomendadíssima.

                                                          Beijim,
                                                          Rosem da Casa de Ferr.

                                                            Karla Kly

                                                            10-05-2012

                                                            Olam - Um Épico Notável

                                                            Como todos os outros aqui sou uma viciada em fantasia. Lógico que um livro com uma premissa de compor uma história com a mitologia hebraica teria que ser lido por mim. Assim adentrei no mundo de L.L Wurlitzer.
                                                            Olam- Crônicas de Luz e Sombras é um livro bem escrito. Digo isso pois a narrativa é impecável. Além disso, adorei o universo hebraico desconhecido recheado de mistérios e lugares exóticos. A trama também é bem construída, levando um menino pobre ao centro de uma guerra de forma completa. Ou seja, o personagem não dá saltos incompreensíveis para se tornar um herói.
                                                            Esse primeiro livro (acredito que próximos estão por vir) é muito mais uma preparação e explicação desse mundo fantástico. O leitor não encontrará fatos cheios de aventura, nem reviravoltas, mas sim uma parte do processo que desenvolverá os personagens no grande final de uma era.
                                                            Gostaria de personagens mais 'marcantes', com características mais próprias. Senti falta de personagens envolventes, daquele tipo que nos apaixonamos sabe?
                                                            Mas acho que isso pode melhorar nos próximos livros, já que como eu disse, vejo esse livro como uma grande introdução aos próximos fatos.
                                                            Outra coisa que foi bem complicado no início foram os termos em hebraico, pois estamos acostumados com outras mitologias e é natural ficar sem saber a significação de palavras tão difíceis. No entanto o autor vai aos poucos explicando cada 'palavrão' e para os mais ávidos existe um glossário no final do livro.
                                                            Uma obra interessante, que vale a pena ser lida, com potencial para ser um dos melhores livros de fantasia (brasileiro) dos últimos anos.

                                                              Patricia Algayer

                                                              23-02-2012

                                                              Comentário/Resenha

                                                              Como a maioria de vocês deve saber, sou absolutamente fascinada por literatura fantástica. Então, quando fiquei sabendo do futuro lançamento de OLAM, primeiro livro de uma série nacional baseada em mitologia hebraica, fiquei super ansiosa pra ler! E, depois de lê-lo, só posso dizer que, com certeza, vai para meu rol de favoritos!!
                                                              Em OLAM, conhecemos a trajetória de Ben, um jovem guardião de livros que, ao buscar respostas com relação ao incêndio do lugar onde vivia e ao desaparecimento de seu mestre, acaba descobrindo que terá grande importância em uma importante guerra que se aproxima. Afinal, o Olho de Olam – uma pedra de poderes 'mágicos' que protege o reino contra as trevas – está se apagando, e Ben – juntamente com seus amigos – pode ser o único capaz de trilhar o caminho para reativá-lo. Em sua jornada, Ben enfrentará muitos perigos, criaturas horrendas que nunca imaginara encontrar, além de correr contra o tempo para conseguir realizar sua importante tarefa antes do estourar da guerra, que poderá tomar rumos desastrosos sem a força do Olho…
                                                              O primeiro livro da série 'Crônicas de Luz e Sombras' foi escrito com primazia, e prende o leitor do início ao fim. Leandro L. Wurlitzer consegue, em seu livro de estreia, criar um mundo fantástico repleto de detalhes, com uma história rica e densa a desenrolar-se em seus domínios. Em suas 454 páginas, encontramos personagens únicos, dotados de uma humanidade impressionante, e que desempenham bem seu papel; paisagens incríveis e super detalhadas, que fazem com que praticamente nos sintamos parte da história; uma trama bem desenvolvida e repleta de desafios, cuja superação pode alterar o rumo de toda uma era… além do mais, a presença de diversos itens da mitologia hebraica adicionam ainda mais à história, com seus mitos, objetos e vocábulos próprios. O glossário ao fim do livro completa a obra, nos mostrando o significado das palavras usadas no texto e deixando perceber que cada nome, seja de pessoa, de criatura ou de lugar, tem um significado específico.
                                                              O livro também foi muito bem feito, com folhas amareladas de boa qualidade, uma capa belíssima, fosca com detalhes brilhantes, além de uma bela diagramação. O mapa, apresentado no início do livro, é um espetáculo a parte: é simplesmente maravilhoso, com a localização precisa dos lugares apresentados no livro, e em folhas mais grossas que dão vontade de alisar o tempo todo! *-* Enfim, nada a reclamar! Nota 10 pra este livro, uma fantasia épica de tirar o chapéu!

                                                                Melissa de Sá

                                                                02-02-2012

                                                                O melhor da Alta Fantasia brasileira...

                                                                Assim que fiquei sabendo do lançamento desse livro, me interessei bastante. Principalmente pelo lance da mitologia hebraica. Quer dizer, é comum que livros de fantasia tenham base em lendas celtas, nórdicas, orientais, até cristãs, mas hebraica, essa foi a primeira vez que vi. Entrou pra minha lista de interesses, mas confesso que me surpreendi muito com essa história.
                                                                Olam se propõe a ser um livro grandioso sobre uma história grandiosa e cumpre muito bem essa premissa. A velha nova história do rapaz de origem humilde que se vê de repente no meio de uma guerra maior do que ele é um grande cliché da fantasia, mas é utilizado no livro de uma forma coerente e interessante. Ben é um bom protagonista que vai crescendo durante a obra à medida que o leitor tem um misto de reações perante a ele: pena, impaciência, admiração, identificação…
                                                                O mundo criado por Wurlitzer é muito completo, possuindo sua própria história, geografia e mitologia. O reino de Olam é descrito de uma forma muito precisa e sua história, desvendada aos poucos, sempre deixa o leitor naquele ansiedade de saber porque as coisas acabaram do jeito que estão. Além disso, há questionamentos muito interessantes a respeito de quem faz a história, o papel dos grandes líderes e até mesmo a validade de certas políticas que visam 'proteger as pessoas' mas que na verdade estão 'oprimindo as pessoas'.
                                                                Em Olam, uma técnica de lapidação de pedras, as chamadas shoham, consegue produzir energia. Dessa forma, as pessoas conseguem ter luz, calor e até mesmo imagens de vigilância através dessa tecnologia de lapidação. O problema é que poucos controlam a produção dessas pedras da qual a população depende. A cidade de Olamir, com seu conselho de legisladores e lapidadores, é quem delega que tipo de pedra deverá ser produzida e para quem será enviada. Mas alguns resistem a esse esquema: os latash, lapidadores ilegais que vivem na marginalidade.
                                                                (...)
                                                                Livro altamente recomendado, Olam vai agradar os fãs da Alta Fantasia nos apresentando a um mundo completo, com o diferencial de não vir de influências medievais mas sim da antiguidade. Direto ao ponto mas reflexivo, esse volume consegue nos transportar para um outro mundo.
                                                                Para ler a resenha completa, dê uma olhada em http://livrosdefantasia.wordpress.com/2012/02/01/cronicas-de-luz-e-sombras-vol-1-olam/.

                                                                  Deixe uma avaliação

                                                                  As Crônicas de Olam - Volume 1

                                                                  As Crônicas de Olam - Volume 1

                                                                  Em busca de vingança, o líder da mais poderosa classe de guerreiros de Olam invade uma cidade proibida atrás da cortina de trevas e enfrenta uma terrível criatura. Sua atitude dá início a uma contagem regressiva para a guerra entre o império dos shedins e o reino de Olam.

                                                                  Deixe uma avaliação


                                                                  Ficção

                                                                  L. L. Wurlitzer
                                                                  As Crônicas de Olam - Volume 1

                                                                  Em busca de vingança, o líder da mais poderosa classe de guerreiros de Olam invade uma cidade proibida atrás da cortina de trevas e enfrenta uma terrível criatura. Sua atitude dá início a uma contagem regressiva para a guerra entre o império dos shedins e o reino de Olam.

                                                                  R$ 84,20
                                                                  Em estoque
                                                                  L. L. Wurlitzer
                                                                  As Crônicas de Olam - Volume 2

                                                                  A inesperada queda da cidade branca e o vácuo de poder provocam um l.l. Wurlitzer estado de guerra generalizada entre as cidades de Olam. O caos avança enquanto dragões e behemots se enfrentam em batalhas mortais.

                                                                  R$ 76,50
                                                                  Em estoque
                                                                  John Bunyan
                                                                  O Peregrino - Comentado

                                                                  O Peregrino tem sido reimpresso, lido e traduzido com mais freqüência do que qualquer outro livro, exceto a Bíblia. Pessoas de todas as idades têm encontrando deleite nesta história simples e sincera de Cristão. Os acontecimentos assemelham-se a vida, sucedem-se, com rapidez e consistência.

                                                                  R$ 64,70
                                                                  Em estoque

                                                                  L. L. Wurlitzer

                                                                  L. L. Wurlitzer
                                                                  As Crônicas de Olam - Volume 1

                                                                  Em busca de vingança, o líder da mais poderosa classe de guerreiros de Olam invade uma cidade proibida atrás da cortina de trevas e enfrenta uma terrível criatura. Sua atitude dá início a uma contagem regressiva para a guerra entre o império dos shedins e o reino de Olam.

                                                                  R$ 84,20
                                                                  Em estoque
                                                                  L. L. Wurlitzer
                                                                  As Crônicas de Olam - Volume 2

                                                                  A inesperada queda da cidade branca e o vácuo de poder provocam um l.l. Wurlitzer estado de guerra generalizada entre as cidades de Olam. O caos avança enquanto dragões e behemots se enfrentam em batalhas mortais.

                                                                  R$ 76,50
                                                                  Em estoque
                                                                  L. L. Wurlitzer
                                                                  As Crônicas de Olam -...

                                                                  A inesperada queda da cidade branca e o vácuo de poder provocam um l.l. Wurlitzer estado de guerra generalizada entre as cidades de Olam. O caos avança enquanto dragões e behemots se enfrentam em batalhas mortais.

                                                                  R$ 56,10
                                                                  Em estoque

                                                                  Promoções

                                                                  J. C. Ryle
                                                                  Kit 7 Livros - Clássicos

                                                                  Kit 7 Livros | O Peregrino + Estudos no Sermão do Monte + Santidade + Institutas da Religião Cristã + Nascido Escravo+ Entre os Gigantes de Deus + Caridade e seus frutos

                                                                  R$ 450,59 R$ 643,70 -30%
                                                                  Oferta!
                                                                  Pronta entrega
                                                                  R. C. Sproul
                                                                  Kit 21 Livros - Questões...

                                                                  Kit 21 Livros - Série Questões Cruciais

                                                                  R$ 331,94 R$ 474,20 -30%
                                                                  Oferta!
                                                                  Pronta entrega
                                                                  R. C. Sproul
                                                                  Kit 4 Livros - Lendo a Bíblia

                                                                  Kit 4 Livros | Somos todos Teólogos + Lendo a Bíblia de modo sobrenatural + Discipulando com a Bíblia + Romanos

                                                                  R$ 326,48 R$ 466,40 -30%
                                                                  Oferta!
                                                                  Esgotado