A guerra dos espetáculos

A guerra dos espetáculos

O cristão na era da mídia

Tony Reinke
67 Avaliações - Ler avaliações
R$ 42,90

Em estoque

Em "A guerra dos espetáculos", Tony Reinke nos alerta para uma guerra na qual estamos inseridos - uma guerra por nossa atenção. Como resistir a ela?

Veja mais sobre o livro


Adicionar à Lista de desejos


Clientes que compraram este produto também compraram...

A guerra dos espetáculos - Tony Reinke

A guerra dos espetáculos - Tony ReinkeA guerra dos espetáculos – Tony Reinke

Todos nós somos cativados por espetáculos. Um evento esportivo, um concerto, os produtos da estação, nossas redes sociais ou aquela temporada da série que você esperava há mais de um ano. Com tantas imagens ao nosso redor, nos encontramos em meio a uma guerra – uma guerra por nossa atenção. Tony Reinke a chama de “A guerra dos espetáculos”.

Por que buscamos espetáculos? Porque somos humanos — configurados com um insaciável apetite para ver a glória. Nosso coração busca esplendor ao mesmo tempo em que nossos olhos vasculham por grandiosidade. Não podemos evitar. Nesta era do espetáculo evanescente, precisamos encontrar espetáculos sempre novos e cada vez mais arrojados que recapturem nosso olhar sempre pronto a desviar-se.

Por trás da era do espetáculo está a era do consumo. Alimentados por uma dieta repleta de doces, guloseimas de sensações e de impressão cultural, adquirimos novos apetites pelo mundo visível ao mesmo tempo em que perdemos o gosto pelo invisível.

Nesta era do espetáculo, imagens almejam provocar algo em nós, a fim de receberem algo de nós. Novas imagens requerem de nós todo tipo de coisas. Por exemplo, nosso tempo, nossa atenção, nossa indignação, nosso dinheiro, nossa luxúria, nossa afeição e nossos votos. É possível resistir a elas?

A Fé em meio à guerra dos espetáculos

Espetáculos disputam com Deus por nossa atenção. Até mesmo as gerações anteriores à mídia de massa eram, da mesma forma, culturas visuais, o que torna os espetáculos uma questão perene, com a qual nossos ancestrais na fé também lutaram enquanto viviam sob o lema: “Andamos por fé e não pelo que vemos” (2Co 5.7).

Em meio a esses jogos de poder, esse escambo nas bancas dos fabricantes de espetáculos, a igreja é chamada para ser separada e permanecer distinta dos espetáculos da nossa era.

Em “A guerra dos espetáculos”, Tony Reinke abordará os diferentes espetáculos aos quais estamos expostos diariamente, orientando-nos a como direcionar nossa atenção ao Espetáculo Supremo.

Recomendações

John PiperTrinta anos após Amusing Ourselves to Death, de Neil Postman, A guerra dos espetáculos, de Tony Reinke, eleva a análise de impacto da mídia moderna a novos níveis. A concepção deste livro não é arrogante; está arraigada na estratégia profundamente bíblica da santificação por meio da visão (2Co 3.18). O espetáculo da glória de Cristo é ‘a grande fonte de energia da santificação cristã’. Espetáculos feios nos enfeiam. Belos espetáculos nos embelezam. Reinke é um bom guia em como desviar-se dos efeitos destrutivos das imagens digitais, ‘antecipando uma Visão superior’ - John Piper




Sinclair FergusonA guerra dos espetáculos não apenas diagnostica nossa visão distorcida; prescreve-nos espetáculos que nos dão a visão espiritual perfeita. Leitura essencial. - Sinclair B. Ferguson




Jaquelle CroweNavegar a vida cristã numa cultura saturada de mídia parece mais confuso do que nunca. Tony Reinke fornece uma dose de clareza desesperadamente necessária. - Jaquelle Crowe

Veja mais conteúdos deste autor Baixar material para divulgação

TítuloA guerra dos espetáculos: o cristão na era da mídia
AutorTony Reinke
Título originalCompeting spectacles: treasuring Christ in the media age.
Código5879
EditoraEditora Fiel
Páginas192 páginas
Formato14.00 x 21.00 cm
Peso218g.
AcabamentoBrochura
ISBN9788581327099
CategoriasVida Cristã
Edição1ª Edição
Michele Cristine

28-12-2020

A hipocrisia digital

Chega a ser cômico a quantidade de vezes que fomos alertados através de livros, filmes, documentários entre outros, sobre o perigo de se deixar dominar pelas mídias, seja você cristão ou não. E todas vezes, ao terminarmos o filme ou fecharmos o livro, continuamos a cometer os mesmos erros.
O preço é altíssimo.
Cuidado!
Um livro recheado de contexto histórico, referências bíblicas. Recomendo muito!

    Jonas Pessoa

    09-12-2020

    Muito bom, embora esperasse mais.

    Você sabe o que é um espetáculo? Entender corretamente sobre o que se trata terá um impacto direto na forma com a qual vivemos. Foi pensando nisso que Tony Reinke escreveu esse livro. A proposta é mostrar que espetáculos são mais do que apenas exibições em teatros, shows ou coisas correlatas, mas, sim, tudo que chama nossa atenção. O autor irá expor várias formas de espetáculos, passando desde as redes sociais até mesmo a guerras. Além disso, Tony vai mostrar o contraste entre esses espetáculos e o Grande Espetáculo. Tem insights maravilhosos. Minha crítica é que em alguns momentos, embora a leitura seja fluida e os capítulos pequeninos, algumas ideias não se encaixavam bem, deixando o leitor um pouco perdido. Pode ser simplesmente falha minha, o que poderia ser resolvido numa segunda leitura. Mesmo assim, recomendo demais.

      Renan Monteiro

      07-12-2020

      Necessário para os desafios da nossa época

      Quem nunca se pegou por horas e horas inerte e imerso no mundo digital? O mundo ao nosso redor, com seus diferentes espetáculos, compete por nossa atenção, mas não só isso: ele compete por nossa devoção. Reinke passa a analisar vários desses espetáculos e como eles são minúsculos e paupérrimos frente à Jesus Cristo e sua cruz, o maior espetáculo que o mundo já viu ou de que ouviu. Fortemente recomendado!
      P.S.: mais um excelente trabalho da Editora Fiel.

        Vitor

        12-11-2020

        Espetáculos por toda parte!

        Um grande início para um grande debate que acontece desde sempre.
        Acho que o ponto mais legal que o autor conseguiu colocar em todo o livro foi este, o espetáculo sempre existirá e o que você tem feito com isso?
        Qual(is) o(s) espetáculo(s) que você mais entrega a sua atenção?
        Ao mesmo tempo não julgue o espetáculo que o vizinho é a audiência, enquanto você não possui o controle do espetáculo que você se preenche.

        Um bom papo para reflexão e muitas frases e citações para guardar!

          Amanda Patriani

          07-11-2020

          A guerra dos espetáculos

          Dizer não para tudo que te afasta da verdade da cruz, é o principal objetivo desse livro, com o intuito de abrir nossos olhos, para o que estamos desejando investir nosso tempo, nossas motivações para isso, onde isso acrescenta em nossa espiritualidade ou nossa vida num geral mesmo, e até que ponto aquilo está interferindo e influenciando nossas atitudes e nossos relacionamentos; não se trata de uma tarefa fácil negar tudo o que possa de certa forma tirar nosso foco da cruz, até porque se não fosse bom, não buscaríamos, além de afetar nosso ego, mas esse livro nos motiva a fazer isso, mostrando os benefícios que isso pode nos trazer e mostrando que é essa a vontade de Deus para nossas vidas.
          Como Jesus disse para seus discípulos em Mateus 16.24 ?Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me?. Nos faz refletir que a vida Cristã não é uma jornada fácil, mas que se entramos nessa precisamos entender que somos novos e os velhos hábitos precisam ser desfeitos, até mesmo como testemunho, não podemos ser viciados e escravos de coisas que o mundo é, precisamos ser a diferença, porque se a diferença não estiver em nós que somos Filhos e Filhas e Deus, aonde vai estar?
          Ele termina o livro nos encorajando a pedir ajuda, em oração, para sermos diferentes em todos os aspectos de nossa vida e sabendo que ?o Senhor Jesus completará nossa santificação, restaurará nossa plena humanidade e arrancará de nós tudo o que for feio, defeituoso e caído?.
          Uma leitura que cai no momento certo, já que vivemos uma geração de espetáculos e atenções que muitas vezes são usados para tirar nosso foco, mas que se estivermos firmes nada nos abalará.

            Fabiana Luisa Alvarenga

            11-10-2020

            Comentário/Resenha

            Realmente, somos muito levados ao que vemos, ouvimos e até produzimos nessa era. Depois disso, presto muito mais atenção até mesmo para coisas consideradas banais.

              Matheus Alves

              03-10-2020

              Se teu olho te faz pecar...

              'Numa sociedade de consumo, imagens são a linguagem de transação. Imagens almejam provocar algo em nós, a fim de receberem algo de nós.' (p. 10)

              Como li em outra resenha aqui, parece irônico dizer o quanto esse livro é atual, por ter sido lançado esse ano. Mas realmente esse é o melhor adjetivo para o assunto que o autor nos trás: os espetáculos na nossa era digital, e como isso tem afetado a vida cristã.
              Em um primeiro momento, a premissa do livro pode parecer carregar uma visão legalista, de proibição ou guerra aos meios digitais, mas o próprio autor assegura que a crítica não é aos meios em si, mas ao uso que fazemos deles.
              'O antinomiano que assiste a tudo o que deseja, em nome da liberdade cristã, é tão ingênuo quanto o legalista que celebra sua abstenção total de TV, filmes e tempo de tela como uma evidência de sua santidade cristã.' (p.118)

              Ao longo de capítulos curtos e com uma linguagem simples, o autor nos apresenta um panorama sobre o que são os espetáculos, como e por que razão eles nos atraem, exemplos do mundo antigo e atual, e como eles nos moldam e se tornam ídolos.
              Televisão, cinema, jogos, comerciais, mídias sociais, o próprio corpo e o corpo dos outros, e até política e desastres, são abordados nas páginas. O modo como nos tornamos reféns de espetáculos cada vez mais elaborados para prender nossa atenção, nos tornando dependentes de curtidas/vitórias/notícias/produtos novos(as) é assustadoramente real.
              'Nós atentamos àquilo que nos interessa. Tornamo-nos aquilo que assistimos.' (p.17)

              E então o autor nos trás a perspectivas cristãs sobre tais assuntos, e como devemos enxergar tais situações - espetáculos que enchem nosso ego e nossas ambições carnais, e nos tiram o foco da cruz.
              Aliás, somos levados a lembrar do maior espetáculo que o mundo já viu ou verá: A morte de Cristo na cruz. Um momento de sofrimento, que foi um espetáculo por si só para aqueles que o condenaram, mas que se tornou um momento de redenção para toda a humanidade, um espetáculo que vemos por meio da fé ainda hoje.
              'Dependendo de como você a enxergue, a cruz é um de dois espetáculos - a zombaria de um falso rei ou a coroação do verdadeiro Rei do universo. Ou a cruz foi um trágico mal entendido é o brutal assassinato de um homem inocente, ou ela foi um espetáculo planejado de antemão e orquestrado por Deus para exibir ao mundo uma beleza insuperável.' (p.69)

              É claro que as telas e a internet não são pecaminosas em si: o pecado vem de nós. Mas dada uma realidade em que somos caídos desde o nascimento, sabemos que elas são corrompidas por nós. Espetáculos que instigam nossos desejos carnais e egocêntricos estão a nosso redor a todo o momento. Resta a nós, cristãos, sabermos lidar e lutar contra estes, não nos atendo a legaslismo ou liberalismo, mas ao evangelho em si.
              Em que estamos depositando nossa atenção? Quais ídolos tem tomado a centralidade em nosso coração - nosso time, nosso jogo, nossa ideologia? Como deixamos o egocentrismo do like, do retweet, da vitória e até da pornografia se enraizarem em nosso meio? Esses são apenas resumos de alguns temas que são trazidos à tona ao longo do texto. Uma leitura rápida e muito valorosa.

              'Quando voltamos a nossa atenção para Cristo - nosso espetáculo definitivo - todos os pixels oscilantes de nossa cultura, as coisas vãs e os ídolos amados, são estranhamente obscurecidos.' (p.134)

                Rafael Noronha Reis

                31-08-2020

                É legal pra dar uma sacudida

                Não é um livro que traz novidades pra quem está atento na era atual, porém ele me deu uma boa sacudida! Tony Reinke vem nos falar dos mais diversos espetáculos contidos na nossa cultura e a disputa que a rede de entretenimento tem sobre nossa atenção e devoção.

                O autor coloca a cruz de Cristo como o maior espetáculo da nossa História e achei interessante essa perspectiva baseada nesse tempo.Acredito que seja uma boa abordagem em um grupo de adolescentes pela linguagem simples e capítulos curtos. Tenho a impressão que esse livro vai ganhar força com os anos, pois estamos numa era dos espetáculos.

                O que me sacudiu durante a leitura é o fato do perigo desses espetáculos tomarem controle da minha vida, assim não posso deixar que o entretenimento me governe. Devo moderar aquela entrega total para várias estreias e acontecimentos na mídia. Não sou daqueles que vai desistir de acompanhar as novidades, porém decidi que meu filtro precisa ser maior e mesmo existindo muitos espetáculos incríveis, eu preciso lembrar que não sou obrigado a consumir todos.

                  Jamerson Alves Muniz

                  15-08-2020

                  Uma nova visão

                  É a intenção desse livros, mostrar ao leitor uma nova visão sobre aquilo que nos cerca. Mostrar-lhe como esses espetáculos percebidos por nossos sentidos influenciam as nossas decisões e acima de tudo mostrar também o maior e mais grandioso espetáculo que já aconteceu na terra: o Cristo.

                    Débora R. Klitzke

                    15-07-2020

                    Pensa num livro cirúrgico...

                    Parece bobo dizer o quanto esse livro é atual, já que ele recém foi lançado, mas ele realmente é MUITO atual. E me explico...
                    Justamente por ser tão recente, é maravilhosa a percepção da realidade de Reinke. Ele descreve nossos dias com uma precisão pouco vista.
                    Ele retrata nosso intenso desejo por espetáculos (que existe desde que o homem é homem) e como nossa sociedade imagética produz espetáculos quase infinitos que requerem nossa plena atenção.
                    Reinke remonta as verdades bíblicas e O GRANDE ESPETÁCULO que aconteceu na cruz do Calvário! É este Espetáculo que desejo contemplar!
                    Mas não se engane... o livro não traz a resposta pronta de que devemos nos apartar de todo e qualquer espetáculo humano. Ele nos encoraja à desintoxicação e à limpeza das nossas lentes, a fim de vermos a graça comum que brilha sobre (quase) tudo.

                      Deixe uma avaliação

                      A guerra dos espetáculos

                      A guerra dos espetáculos

                      Em "A guerra dos espetáculos", Tony Reinke nos alerta para uma guerra na qual estamos inseridos - uma guerra por nossa atenção. Como resistir a ela?

                      Deixe uma avaliação


                      Vida Cristã

                      A. W. Pink
                      Enriquecendo-se com a Bíblia

                      Você conhece mesmo a Bíblia? Você a ama e pratica seus ensinos? Este livro é um convite ao povo leitor para apreciar, entender e aplicar a mensagem da Bíblia em sua vida.

                      R$ 38,80
                      Em estoque
                      Mike McKinley
                      Eu Sou Mesmo Um Cristão?

                      Você pode pensar que é um cristão, mas talvez não seja. O próprio Senhor Jesus disse que algumas pessoas fariam algumas coisas aparentemente "cristãs" em nome dEle, mas não o conheceriam verdadeiramente. Ou talvez você saiba que não é um cristão e se pergunte o que significa realmente ser um cristão.

                      R$ 47,20
                      Em estoque
                      Greg Gilbert
                      O Evangelho no Trabalho

                      Você é indolente no trabalho ou idolatra a sua profissão? Esses são dois extremos perigosos que fogem do propósito de Deus para a sua vida profissional. Neste livro, Sebastian Trager e Greg Gilbert irão ajudá-lo a transformar, pelo poder do evangelho, o modo como você enxerga o trabalho.

                      R$ 43,60
                      Em estoque

                      Tony Reinke

                      Tony Reinke
                      A guerra dos espetáculos

                      Em "A guerra dos espetáculos", Tony Reinke nos alerta para uma guerra na qual estamos inseridos - uma guerra por nossa atenção. Como resistir a ela?

                      R$ 42,90
                      Em estoque

                      Promoções

                      J. C. Ryle
                      Kit 7 Livros - Clássicos

                      Kit 7 Livros | O Peregrino + Estudos no Sermão do Monte + Santidade + Institutas da Religião Cristã + Nascido Escravo+ Entre os Gigantes de Deus + Caridade e seus frutos

                      R$ 450,59 R$ 643,70 -30%
                      Oferta!
                      Pronta entrega
                      R. C. Sproul
                      Kit 21 Livros - Questões...

                      Kit 21 Livros - Série Questões Cruciais

                      R$ 331,94 R$ 474,20 -30%
                      Oferta!
                      Pronta entrega
                      R. C. Sproul
                      Kit 4 Livros - Lendo a Bíblia

                      Kit 4 Livros | Somos todos Teólogos + Lendo a Bíblia de modo sobrenatural + Discipulando com a Bíblia + Romanos

                      R$ 326,48 R$ 466,40 -30%
                      Oferta!
                      Esgotado