A Treliça e a Videira

A Treliça e a Videira

A Mentalidade de Discipulado que Muda Tudo

Tony Payne , Colin Marshall
193 Avaliações - Ler avaliações
R$ 49,50

Em estoque

Fruto de 25 anos de trabalho, este livro esboça como trabalhar de perto com as pessoas, torná-las discípulos, ajudá-las a crescer e a florescer no ministério do evangelho e ficar ao lado delas em longo prazo.

Veja mais sobre o livro


Adicionar à Lista de desejos


Clientes que compraram este produto também compraram...

Fruto de 25 anos de trabalho, este livro esboça como trabalhar de perto com as pessoas, torná-las discípulos, ajudá-las a crescer e a florescer no ministério do evangelho e ficar ao lado delas em longo prazo.

Recomendações:

"O que Colin e Tony descreveram aqui é exatamente o que estou tentando fazer em minha própria vida e em nossa congregação. De acordo com este livro, os cristãos devem ser fazedores de discípulos e os pastores devem ser treinadores. Esplêndido! Este livro expõe uma mudança crucial que é necessária à maneira de pensar de muitos pastores. Os autores ouviram cuidadosamente a Bíblia. O resultado é um livro bem escrito e bem ilustrado, porém, muito mais do que isso, um livro cheio de sabedoria bíblica e conselho prático. Este é o melhor livro que já li sobre a natureza do ministério." - Mark Dever, Pastor, Capitol Hill Baptist Church, Washington DC

"A treliça e a videira, de Colin Marshall e Tony Payne, é um dos livros mais incríveis que já li sobre a relação entre a estrutura da membresia (treliça) e a membresia (videira). A treliça é importante, sem dúvida. Mas o que é mais importante? A treliça ou a videira? Que haja treliça, mas que ela desapareça por conta da videira carregada de bons frutos. Afinal, a treliça é necessária, mas a vida você somente a encontrará na videira. Este é mais um daqueles livros que você não pode passar dessa vida para outra sem ler!" - Jonas Madureira, pastor, Igreja Batista Nações Unidas, São Paulo, SP; editor Edições Vida Nova; professor, Seminário Martin Bucer.

"Deus forma ministros no meio de suas igrejas. É no contexto da igreja local fiel que pastores são mais bem ensinados, moldados e capacitados. A Treliça e a Videira é um guia excelente para o preparo de pastores e ministros para a igreja de Cristo. Procede de um ministério profundamente comprometido com a redescoberta da verdade bíblica e com a causa do evangelho. Sua sabedoria é inestimável. Meu conselho: tenha sempre um bom estoque deste livro e coloque-o em bom uso." - R. Albert Mohler Jr., Presidente, The Southern Baptist Theological Seminary, Louisville

TítuloA Treliça e a Videira
AutorColing Marshall & Tony Payne
Título originalA Mentalidade de Discipulado que Muda Tudo
Código3294
EditoraEditora Fiel
Páginas200
Formato16.00 x 23.00 cm
Peso303.00 g.
AcabamentoBrochura
ISBN9788581322933
CategoriasIgreja e Ministério
Edição1ª Edição
Rubia Helena

31-12-2020

Obviedades necessárias

As vezes algumas coisas óbvias precisam ser ditas. É óbvio que discípulos produzem discípulos, mas diante dos desafios que muitas igrejas enfrentam: por que isso não acontece?
Bem, uma compreensão da eclesiologia deficiente dos líderes e dos membros pode ser a razão ou uma das razões.
Essa obra aborda então aspectos eclesiásticos que são biblicamente fundamentados e muita vezes esquecidos e ignorados. Experiências dos mais diversos tipos são expostas, comentadas e muitas, muitas ideias são apresentadas.
É um livro aproveitável para líderes, necessário em alguns ministérios e (graças a Deus) não apresenta nada de revolucionário.
Discordei dos pressupostos doutrinários de alguns capítulos, não muitos, no geral o livro é bom. Uma leitura recomendável para cristãos que querem pensar biblicamente e analisar antes de assimilar puramente por comodidade.

    Ana Paula Pinheiro

    01-09-2020

    O que é mais importante?

    O autor nos leva a pensar sobre o que é mais importante em uma comunidade cristã, sem com isso desmerecer ou dizer que a organização ou estrutura seja desnecessária.

      ALISSON HENRIQUE SOUZA

      13-07-2020

      vale a leitura!

      Não é muito comum livros de teologia me agradarem. Principalmente por seus procedimentos metodológicos para as interpretações que fazem acerca da Bíblia e a confusão linguística em que habitualmente caem. Para falar a verdade, eu até evito seguir a moda de estabelecer uma meta e ler dezenas de livros por ano pelo simples pensamento de que a maioria dos tais livros poderiam ser muito mais resumidos, ou ficam repetindo coisas que já foram ditas por autoridades teológicas do passado. Penso ser desnecessário ler um livro de centenas de páginas que afirma coisas que já foram anteriormente afirmadas, mas com palavras diferentes; creio, inclusive, que tal modo de escrever acaba poluindo a virtude de apreciar uma boa leitura teológica. Mas não tenho tanto problema com a Teologia em si, mas com teólogos contemporâneos que escrevem em dezenas de livros aquilo que poderiam ter colocado em apenas um.
      Mas não se segue, é claro, que creio ser irrelevante todo material teológico produzido em nossos dias. Por acaso, me deparei com um livro que me chamou bastante atenção, seu nome é 'a treliça e a videira'. A treliça é algo mais ou menos como a estrutura da Igreja, e a própria Igreja (a membresia) é a Videira.
      De acordo com os autores – e com as Escrituras, é claro - não há diferença entre ser 'um discípulo não envolvido com o discipulado' e 'não ser discípulo', uma vez que 'ser discípulo' pressupõe uma participação direta no trabalho da videira. Por isso, é importante 'preparar os santos para a obra', como em Efésios 4. Outros pontos são muito notáveis no livro, como não haver justificativa para não congregar e a necessidade de instruir uns aos outros. O compartilhamento do que se aprende é uma função do discípulo, e não algo que cabe apenas à liderança e os pastores da congregação. A manutenção da videira é um trabalho de todos. O melhor exemplo disso aparece quando os tessalônios evangelizavam como se isso fosse um instinto natural, pois eram constantemente questionados sobre a razão de terem mudado de pensamento (reflexo de sua verdadeira conversão). Os autores argumentam que, uma vez que alguém se torna um discípulo (no sentido real e não aparente e teórico da palavra), segue-se necessariamente que estes discípulos falariam acerca de sua fé para outras pessoas. E isso acontece por várias formas, como ler as Escrituras, orar e compartilhar alegrias e tristezas com os irmãos.
      O livro tem ótimos trechos, que são bem evidentes, mas nem sempre estão imediatamente em nossos pensamentos, tal como: 'O cristão que não tem um coração missionário é uma anomalia.'
      Um pouco mais pra frente, há uma simples justificativa para tornar justa a ideia de que devemos incentivar-nos uns aos outros a participar da obra como igreja: é assim que a Bíblia determina que seja feito. A unidade dos discípulos no Evangelho nos torna responsáveis uns pelos outros. E mais adiante, os autores propõem que um treinamento, no padrão bíblico, é um treinamento para agir de acordo com as Escrituras para alcançar objetivos. Paulo desenvolve uma espécie de treinamento em suas cartas do verdadeiro discipulado. O livro apresenta alguns estágios no crescimento do evangelho: evangelização, acompanhamento, crescimento, treinamento.
      Também aborda as diferentes ideias do pastorado e como alguns membros se comportam, tal como um cristão consumidor do tempo dos outros para satisfazer as suas próprias necessidades, pensando que só precisa ser servido, mas não possui nenhuma responsabilidade em relação aos irmãos em Cristo. Ainda há o caso das igrejas que adotaram o método 'crescimento da igreja', também oferecendo um produto para os 'consumistas' e que não necessariamente implica em crescimento espiritual e mentalidade de discípulo (isso me lembra do termo do Dallas Willard para 'vampiro cristão', definido como 'aqueles que querem apenas um pouco do sangue de Cristo'). Em contrapartida, o pastor treinador direciona para que todos os cristãos possam ser responsáveis pelo compartilhamento das responsabilidades da igreja. O serviço do pastor é fazer discípulos que façam mais discípulos. Há também uma ênfase na teologia de Baxter sobre a evangelização pessoal, do qual eu particularmente desconheço, mas é no mínimo interessante.
      'Há mais pessoas do que podemos atender'. Os autores oferecem um cálculo lógico para a multiplicação de discípulos, apresentado em uma tabela onde o pastor faz discípulos capazes de fazerem mais discípulos. É necessário haver cooperadores e ministros que se sentem responsáveis a manter discípulos em constante crescimento espiritual. Mais pra frente, é apresentada a tese evidente de que 'igrejas não fazem discípulos; discípulos fazem discípulos' e diversos preceitos para selecionar cooperadores para o reino tal como procurar pessoas que tem a mentalidade de trabalhar em prol do evangelho e compreendem perfeitamente as dificuldades que isso exige. E trabalhar para que essas pessoas sejam treinadas em suas convicções, caráter e piedade.
      Até onde podemos ver, é evidente que é mais importante o crescimento do Reino de Deus do que o preenchimento dos bancos de uma igreja; portanto, acontecerá que pessoas com as quais gasta-se tempo treinando, futuramente farão discípulos em algum outro lugar diferente daquele em que foi discipulado.
      A grande comissão do discipulado é fazer discípulos capazes de fazerem mais discípulos. Participar de grupos ou ter igrejas cheias não indica que o foco no discipulado está sendo mantido. Entender o que é ser discípulo deve implicar em ser um discípulo. O alvo de toda estrutura da igreja é fazer discípulos. Discípulos produzem mais discípulos. O treinamento do discipulado consiste em uma atenção sobre as convicções, o caráter e a competência do próximo. Embora os membros de uma congregação possuam diferentes papéis dentro do ministério, a função de todos é ser e fazer discípulos. É preciso entender o que está causando a dificuldade de fazer novos discípulos. É preciso treinar pessoalmente e se preocupar com o futuro da igreja, sendo um modelo a ser seguido.
      No final do livro encontra-se um trecho que me chamou muito atenção desde o instante que li pela primeira vez, e ainda mais vejo sua importância nos dias atuais. Os autores fazem uma espécie de experimento mental, imaginando a possibilidade de surgir uma pandemia em algum lugar do mundo, onde o governo limitaria o número de pessoas reunidas num mesmo local para no máximo três pessoas e tal decreto do governo entraria em vigência por no mínimo 18 meses. A questão óbvia é que nenhum pastor seria capaz de pastorear uma igreja com algo em torno de 120 membros. Seria extremamente improvável que as pessoas se sentissem pastoreadas com a rara visita do pastor ou ligação semanal ou quinzenal. Há pessoas que não são pastoreadas mesmo quando não há pandemia. Os autores então chamam a atenção para a necessidade de discípulos fazedores de discípulos. É uma pena que tal livro não recebeu tanta atenção e, a possibilidade de haver uma pandemia, algum crédito.

        John S.

        06-07-2020

        Espetacular!

        Uma leitura obrigatória para um homem que almeja o ministério pastoral.

          Carina Marques

          01-07-2020

          Para pastores

          É um livro muito direcionado a pastores ou aspirantes a pastores. Eu particularmente gostei de poucos capítulos. Acho interessante que os pastores modernos são muito técnicos. Isso não é ruim necessariamente. Mas, a obra é de Deus e não vi um planejamento para a busca da vontade de Deus. Para a busca diária, tempo e dedicação a oração. Bem como o incentivo de tais hábitos pelos membros. O autor fala que o Espírito Santo faz a parte dele se permitimos. Tem boas questões nesse livro. Mas, se você não tem chamada ministerial não recomendaria. o livro trata muito da plantação de igrejas e de treinar membros a piedade, caráter...

            Juliana Lima

            22-06-2020

            Por mais Ramos e Frutos

            Confesso que ao fim do livro já me arrastava nas leituras, porém creio ter sido algo em parte pessoal pelo cansaço do dia a dia, pois ao fim minhas orações foram se modificando ao colocar que Deus abençoasse nossa congregação com o crescimento da videira a despeito da treliça. O livro tem um público geral bem mais específico - ao criar quase uma conversa com o pastor e exposição do porquê e como investir na videira (o que pode ter contribuído na minha morosidade literária), mas sem dúvidas deve ser lido por toda a igreja.
            Precisamos ter o olhar do discipulado. É uma realidade tão óbvia que muitas vezes enchemos o cronograma com atividades e mesmo a ideia de que, por exemplo, se não tiver atividades, não teremos jovens nas igrejas - que às vezes esquecemos do mais importante: nosso crescimento e amadurecimento como igreja, relacionamentos pessoais e discipulado que promova transformação e intimidade com Deus.
            Não serão a quantidade de horas despendidas na igreja (que também poderá ser bastante a depender de como você se dispõem a trabalhar), mas à qualidade do nosso estudo e relacionamento vertical e horizontal que promoverão o crescimento da igreja - e nem precisamos comentar que com crescimento nos referimos `Igreja, Noiva de Cristo e não se temos 500 ou 1.000 membros, ou ainda se ao final do culto vão à frente 5 ou 200 pessoas.
            Oro para que mais do que uma leitura e compressão intelectual do assunto, isso possa se tornar em mim prática diária e que se propague na minha igreja. Não poderia dar menos que 5 estrelas pelo conceito abordado e importância de transmissão para outrem.

              Fellyp Cranudo

              31-05-2020

              Explosão Mental

              Uau... explosão mental a cada folha. Quantas coisas para reeducar e aproveitar.

                Abrahão Dias

                16-03-2020

                Comentário/Resenha

                O principal papel da igreja é formar discípulos de Jesus que formam outros discípulos de Jesus. Esse livro ensina como fazer isso. Estou Maravilhado.

                  Yann Lessa

                  21-01-2020

                  Comentário/Resenha

                  Um livro que fala de assuntos extremamente urgentes e essenciais para a igreja moderna, que se perde em seus tradicionalismos ou nos novos movimentos de crescimento de igreja, e se esquece do principal: Fazer discípulos. O 'Ide' de Cristo tem sido esquecido e precisamos retomar a ênfase no discipulado como sendo ponto fundamental para a saúde de nossas igrejas.
                  Uma leitura imperdível para aquele que quer formular melhor uma boa eclesiologia e ir na contramão da 'igreja de eventos' que temos hoje.
                  A Trelica e a Videira corrige nossos erros de visão de igreja, e nos faz almejar e lutar por uma igreja realmente viva, em movimento, em treinamento.. em discipulado.

                    Rachel Toledo

                    16-11-2019

                    Comentário/Resenha

                    Esse livro vem para mostrar o erro da maioria das igrejas, que é investir mais na estrutura do que nas pessoas. Voltado para líderes e pastores, ele dá um passo a passo focado em treinamento de novos líderes para que haja mais e mais discípulos de Jesus.

                      Marlon Girardello

                      22-02-2019

                      Comentário/Resenha

                      Esse livro é essencial para pastores, futuros pastores e líderes de grupos pequenos ou de ministérios. A abordagem dos autores é muito direta e prática. A leitura nos traz inúmeras reflexões a respeito da treliça(estrutura) e da videira(pessoas). O crescimento que Deus está buscando em nosso mundo é o crescimento em pessoas.
                      'Mas, porque todos somos discípulos de Cristo e temos com ele uma relação de professor e aluno, mestre e seguidor, todos nós somos fazedores de discípulos.'
                      'Se treinarmos e enviarmos obreiros a novos campos (tanto locais quanto globais), nosso ministério local pode não crescer em números, mas o evangelho avançará por meio destes novos ministros da Palavra.'
                      Trechos desse livro você encontra em:site: https://trechoselivroscristaos.com.br/resumos/a-trelica-e-a-videira/

                        Filipe Benites

                        29-01-2019

                        Ótimas ideias

                        Livro com ótimas ideias a respeito do discipulado e treinamento cooperativo ou de cooperadores. Ideal para pastores e lideres, ou até mesmo quem deseja ambas funções. Os autores embasam a ideia das figuras da treliça e da videira como organizações e estruturas eclesiásticas e pessoas.

                          Maycon Alves Casado

                          09-01-2018

                          Comentário/Resenha

                          É certo que a metade final do livro se dirige muito especificamente aos pastores e líderes, mas o caminho até lá deixa claro o quanto cada um cristão deve se empenhar em fazer discípulos. Por isso A Treliça e a Videira é bem mais que um livro direcionado aos ministros ordenados, ele aborda uma mentalidade que deveria ser presente em todos os membros da comunidade local.
                          Mesmo que você seja um leigo, leia os capítulos 'para pastores' de modo que te coloque em posição de se tornar um possível cooperador em treinamento.

                            Deixe uma avaliação

                            A Treliça e a Videira

                            A Treliça e a Videira

                            Fruto de 25 anos de trabalho, este livro esboça como trabalhar de perto com as pessoas, torná-las discípulos, ajudá-las a crescer e a florescer no ministério do evangelho e ficar ao lado delas em longo prazo.

                            Deixe uma avaliação

                            Igreja e Ministério Pastoral

                            Mark Dever
                            O Evangelho e a Evangelização

                            O apóstolo Paulo afirmou que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crer e, no entanto, muitos cristãos sentem enormes dificuldades na tarefa de apresentar o evangelho.

                            R$ 46,50
                            Em estoque
                            Paul Washer
                            10 Acusações Contra a...

                            Paul Washer chama a igreja e os pastores ao padrão Bíblico de doutrina e vida.

                            R$ 27,10
                            Em estoque
                            D. A. Carson
                            A Cruz e o Ministério...

                            Hoje é comum observarmos imagens da cruz adornando igrejas, oscilando em gargantilhas e resplandecendo em lapelas. No entanto, a imagem que é tão santifi cada entre nós, era grotesca e abominável para aqueles que viveram no século I. Era um símbolo de maldade, tortura e vergonha. É essa visão realista e aterrorizante da cruz que deve nos chamar ao...

                            R$ 49,80
                            Em estoque

                            Tony Payne

                            Tony Payne
                            A Treliça e a Videira

                            Fruto de 25 anos de trabalho, este livro esboça como trabalhar de perto com as pessoas, torná-las discípulos, ajudá-las a crescer e a florescer no ministério do evangelho e ficar ao lado delas em longo prazo.

                            R$ 49,50
                            Em estoque
                            Tony Payne
                            Projeto videira

                            Neste livro, Colin Marshall e Tony Payne expandem a mentalidade de discipulado de "A treliça e a videira", mostrando de forma prática e didática um passo-a-passo sobre como mudar a cultura da sua igreja em direção ao discipulado.

                            R$ 79,10
                            Em estoque

                            Promoções

                            R. C. Sproul
                            Kit 21 Livros - Questões...

                            Kit 21 Livros - Série Questões Cruciais

                            R$ 301,60 R$ 430,85 -30%
                            Oferta!
                            Pronta entrega
                            R. C. Sproul
                            Kit 4 Livros - Lendo a Bíblia

                            Kit 4 Livros | Somos todos Teólogos + Lendo a Bíblia de modo sobrenatural + Discipulando com a Bíblia + Romanos

                            R$ 296,80 R$ 424,00 -30%
                            Oferta!
                            Pronta entrega
                            Steven J. Lawson
                            Kit 11 Livros - Homens...

                            Kit 11 Livros | João Calvino + John Owen + William Tyndale + Martinho Lutero + John Knox + Martyn Lloyd-Jones + Jonathan Edwards + Isaac Watts + Charles Spurgeon + George Whitefield +  Richard Sibbes

                            R$ 292,18 R$ 417,40 -30%
                            Oferta!
                            Pronta entrega