Comentário de 1 Coríntios - João Calvino - Série Comentários Bíblicos
Simulador de Frete
- Calcular freteO Homem e o Conhecimento
A soma de quase todo nosso conhecimento - que se deve julgar de fato como verdadeiro e sólido conhecimento - se compõe de duas partes: O conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Como, porém, essas duas formas de conhecimento se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual delesvem primeiro e dá origem ao outro. Por outro lado, é notório que o homem jamais chega ao puro conhecimento de si mesmo, se antes não contemplar a face de Deus e, da visão de Deus, descer ao exame de si mesmo. O homem jamais será tangido e afetado suficientemente pelo senso de sua indignidade, se primeiro não se comparar com a majestade de Deus. (Institutas, I. 1, 2, 3) .
Sobre o autor:
João Calvino, advogado, pastor, teólogo e reformador da Igreja no séc. XVI, nasceu em Noyon, França, em 10 de Julho de 1509, e morreu em Genebra, Suíça, em 1564. Dotado de mente brilhante e erudição em medida incomum, dedicou todo seu talento ao serviço de Cristo e de sua Igreja. Calvino destaca-se pela firmeza e precisão de suas convicções bíblicas e gigantismo de sua teologia. Não obstante, quando escrevia ou pregava, apresentava a mensagem do Evangelho com humildade, simplicidade e submissão absoluta às Escrituras.
Em 1528, com 19 anos, iniciou seus estudos em Direito e, depois, em Literatura. Em 1532 escreveu seu primeiro livro, um comentário à obra De Clementia de Sêneca. Em 1533, na reabertura da Universidade de Paris, escreveu um discurso atacando a teologia dos escolásticos e foi perseguido. Possivelmente foi neste período 1533-34 que Calvino foi convertido pelo Senhor, por influência de seu primo Robert Olivétan.
Em 1536, a caminho de Estrasburgo, encontrou uma estrada obstruída, o que o fez passar a noite em Genebra. Como sua fama já o precedia, Farel o encontrou e o convenceu a permanecer em Genebra para implantarem a Reforma Protestante naquela cidade. Começou a escrever a obra magna da Reforma - As Institutas da Religião Cristã. Em 1538 foi expulso de Genebra e viajou para Estrasburgo, onde trabalhou como pastor e professor. Casou-se com uma viúva anabatista chamada Idelette de Bure. Em 1541 foi convidado a voltar a Genebra. Em 1559 escreveu a edição final das Institutas e, no decorrer de seus poucos anos de vida, escreveu tratados, centenas de cartas, e comentários sobre quase todos os livros da Bíblia.
Recomendações:
"A semelhança entre a situação da igreja de Corinto e as igrejas evangélicas no Brasil na primeira metade do século XXI é surpreendente. Junto com a vitalidade e o crescimento numérico, ambas compartilham desafios similares: divisões internas, liderança despreparada, falta de disciplina, questões relacionadas com o papel das mulheres na igreja e do uso dos dons espirituais nos cultos, além da infiltração de heresias perniciosas. Por estes motivos, entre outros, 1 e 2 Coríntios estão entre as cartas paulinas mais relevantes para os nossos dias. É o caso do comentário que o leitor tem em mãos. João Calvino escreveu este comentário com coração pastoral, com o objetivo de aplicar as verdades da Palavra às consciências de seus leitores. Por este motivo, suas explicações com frequência são entremeadas com conceitos teológicos que deságuam em considerações práticas. O comentário de Calvino em 1Coríntios satisfaz mente e coração." - Dr. Augustus Nicodemus Lopes
- Título: Comentário de 1 Coríntios - João Calvino
- Autor: João Calvino
- Título original: Calvin's Commentaries - The First Epistle of Paul the Apostle to the Corinthians
- Código: 379
- Editora: Fiel
- Páginas: 528
- Formato: 14.00 x 21.00 cm
- Peso: 632.00 g.
- Acabamento: Brochura
- ISBN: 9788581321691
- Categorias: Comentário Bíblico
- Edição: 2013